forum.doc em Cambuquira (de novo)!

O Benedita Cineclube tem a honra de receber pelo 3º ano a programação do forum.doc, mostra itinerante do filme documentário e etnográfico.

Entre os meses de abril a junho de 2012, o forumdoc.mg chega em nove cidades de Minas Gerais: Lagoa Santa, Teófilo Otoni, Ouro Preto, Araçuaí, Mariana, Uberlândia, Montes Claros Cambuquira e Pouso Alegre. O forumdoc.mg tem como objetivo ampliar e democratizar o acesso a uma programação de cinema diferenciada no estado de Minas Gerais. Os filmes são representativos das mostras que compuseram o 15º Festival do Filme Documentário e Etnográfrico, festival de cinema que acontece anualmente em Belo Horizonte desde 1997.

As temáticas e as formas de cada filme são variadas, mas sempre se preocupam com uma proposição política, social e estética, proporcionando uma discussão mediada com os espectadores, e buscando o compartilhamento de experiências, ao tentar perceber principalmente o que cada um deles tem a nos mostrar sobre a vida e sua maneira de nos apresentar ao nosso mundo.

Em Cambuquira, o forumdoc.mg acontece de 21 a 23 de junho  de 2012, no Benedita Cineclube. A curadoria realizada por Junia Torres é composta por filmes que participaram das mostras exibidas no forumdoc.bh.2011.

O evento, que se encontra em sua quinta edição, conta com o patrocínio da CEMIG/Governo de Minas e da Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura/Governo Federal, via Lei de Incentivo à Cultura e Fundo Nacional de Cultura. Além disso, conta com a parceria das instituições locais Espaço Cultural Sinhá Prado e Benedita Cineclube e apoio da Prefeitura de Cambuquira.

A programação é gratuita.

PROGRAMAÇÃO CAMBUQUIRA – 21 a 23 de junho

21/06 – Quinta-feira


10h30: BICICLETAS DE NHANDERÚ / Brasil / 2011 / cor / 45’

Direção : Sandro Ariel Ortega e Patrícia Ferreira

Uma imersão no cotidiano e na espiritualidade dos Mbya-Guarani da aldeia Koenju, em São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul.


15h: A CAÇA AO LEÃO COM ARCO / Nigéria | Mali | Burkina Faso / 1965 / cor / 78’

Direção: Jean Rouch

De 1957 a 1964, Rouch seguiu os caçadores Gaos da região de Yatakala e o filme retraça os episódios desta caça na qual técnica e magia estão intimamente ligadas: fabricação dos arcos e flechas, preparação do veneno, rastreamento e ritual de sacrifício. Mas o velho leão assassino, denominado “Americano”, conseguirá evitar todas as armadilhas, e os Gaos apenas aprisionarão duas de suas fêmeas. Após a caça, os homens contam a seus filhos a história de gaway gawey, a maravilhosa caça aos leões.

 

19:30h: RODA / Brasil / 2011 / cor / 72′

 Direção: Carla Maia, Raquel Junqueira 

Entre sambas e memórias, compositores, intérpretes e instrumentistas da Velha Guarda do Samba de Belo Horizonte fazem roda.

22/06 – Sexta-feira


10h30: Colete de Prata e Luta pela Terra

COLETE DE PRATA / Bolívia / 1999 / cor / 22’

Direção: Patricio Luna (Aymara)

Dramatização de um conto tradicional Aymara que propõe uma reflexão sobre a ambição, a avareza e as consequências da acumulação.


LUTA PELA TERRA / Manoki, Pytámãnãnjulipja / Brasil / 2010 / cor / 36’

Direção: Celso Xinuxi, Alonso Irawali, Manoel Kanuxi

A hidrelétrica construída às margens da Terra Indígena Irantxe / Manoki acabou com os peixes da região e os latifúndios de soja e gado destruíram toda a mata nativa ao redor da Terra. A luta atual é pela homologação da ampliação do território, enfrentando a resistência de grandes fazendeiros e a morosidade do governo federal.


15h: Erosões e A Terra é de quem nela trabalha

EROSÕES / Brasil / 2011 / cor / 35’

Direção: Umbando

Quadrilátero ferrífero, região metropolitana de BH. É neste território, no meio de uma comunidade em desaparecimento, que se trava uma batalha entre a máquina cinematográfica e as máquinas de exploração mineradoras.


A TERRA É DE QUEM NELA TRABALHA / México / 2005 / cor / 15’

Direção Coletiva (Tzotzil)

O vídeo acompanha a situação da cidade de Bolon Aja’aw, localizada no norte do estado, perto do famoso sistema do rio Água Azul. O governo federal vendeu as terras de Bolon Aja’aw a uma companhia privada para a criação de um centro de ecoturismo, sem a permissão dos membros da comunidade. O vídeo documenta um encontro entre autoridades Zapatistas e funcionários do governo mexicano, e oferece um olhar crítico em relação às implicações práticas do assim chamado ecoturismo.


19h30: DIÁRIO DE UMA BUSCA / Brasil | França / 2010 / cor / 105’

Direção : Flávia Castro

Outubro, 1984. Celso Castro, jornalista com uma longa história de militância de esquerda, é encontrado morto no apartamento de um suposto ex-oficial nazista, onde entrou à força. A polícia sustenta que se trata de um suicídio. O episódio, digno de um filme de suspense, é o ponto de partida de Flávia, filha de Celso e diretora do filme. É uma viagem no tempo e na geografia: o filme percorre os cenários do exílio familiar, dos ideais e do fracasso de um projeto político.

23/06 – Sábado


15h: OS CAÇADORES / EUA / 1957 / cor / 72’

Direção: John Marshall

Neste clássico filme antropológico, John Marshall segue uma caçada de uma girafa realizada por quatro homens em um período de cinco dias. Foi filmado em 1952-53 na terceira expedição conjunta Smithsonian – Harvard Peabody e apoiada pela família Marshall para estudar os Ju/’hoansi, um dos poucos grupos que ainda sobrevivem da caça e coleta. John Marshall era um jovem quando fez este filme, seu primeiro longa-metragem.

19h30: FRAGMENTOS DE UMA REVOLUÇÃO / França / 2010 / cor / 55’

Direção: Anônima

A história trata dos protestos no Irã, em que cidadãos anônimos fizeram, de improviso, o papel de jornalistas, e conseguiram por seus próprios meios burlar a censura oficial.

CRÉDITOS

Realização
Filmes de Quintal

Participação
Espaço Cultural Sinhá Prado
Benedita Cineclube

Apoio
Prefeitura de Cambuquira

Curadoria e sessões comentadas
Junia Torres

Produção Local
Sharen Zancaner, Ananda Guimarães, Maíra Colucci

Agradecimentos
Anthony Propaganda, Marcos Celestino, Marco Antônio Rezende, Equipe MOSCA –Mostra Audiovisual de Cambuquira e aos funcionários e colaboradores da itinerância em Cambuquira.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s