OFICINA DE INTERPRETAÇÃO – MOSCA 9, por Diogo Mattos

INTERPRETAÄ«O_3     INTERPRETAÄ«O_17

Premiaá∆o MOSCA 9_36  Premiaá∆o MOSCA 9_23  INTERPRETAÄ«O_19

O teatro tem uma capacidade incrível de integrar e motivar as pessoas em tão pouco tempo. Menos de uma semana após o término da Oficina de Interpretação da Mosca 09 recebi diversas mensagens carinhosas relatando saudades do grupo e que as aulas foram transformadoras.

Num cotidiano corrido, em que temos o tempo todo que executar as tarefas sociais (ganhar dinheiro, estudar, pagar conta, fazer a prova, pagar conta, ir ao supermercado, pagar conta)… Uma oficina propõe investigar nosso universo interior e olhar os outros nos olhos. Aí reside a força da arte dramática: ouvir. Ouvir o que o outro tem a dizer. Ouvir a si mesmo, sem medo de julgamentos.
A turma reunida nesta oficina levou com muita seriedade (e bom humor) a proposta de criação de cenas, executar exercícios de imaginação, jogos teatrais e ainda a gravação de cenas para um falso documentário.  Um exercício de concentração e eficácia gravar todo material em menos de duas horas. Uma etapa vencida com muita alegria: ficar em frente uma câmera (muitos pela primeira vez), criar um personagem, interpretar improvisando o tempo todo, rir de si mesmo.
Estudar um personagem é procurar entender as razões do outro. Saber que todo mundo tem um história, que os sonhos e os medos convivem em todos. Quem quiser saber mais sobre o processo desenvolvido em aula pode ler o livro “Assim No Palco Como Na Vida” de Beto Silveira.
Um grande abraço a todos, muito grato pela experiência!
Diogo Mattos
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s